Notícias

Nota de Esclarecimento

Secretaria de Saúde

8 de abril de 2021

Compartilhe:

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE VACINAÇÃO EM UMIRIM


Em matéria veiculada no jornal Diário do Nordeste e nos telejornais da TV Verdes Mares, onde relata administração da segunda dose da vacina contra a COVID-19 em idosa de fabricante diferente da realizada na primeira dose, queremos esclarecer que houve um equívoco realmente na aplicação da segunda dose, mas que esse não põe em risco a integridade da senhora que recebera a dose.


Existe a orientação técnica para que a primeira e a segunda doses sejam aplicadas do mesmo laboratório, para com isso, ter-se um maior controle do esquema vacinal e alcance da meta de vacinação no município. Contudo, casos adversos são previstos e situações como esta podem ocorrer, como observado na legislação regula a vacinação nacional, bem como a conduta a ser adotada nesses casos que segue previsão na Nota Informativa Nº 21/2021 - CGPNI/DEIDT/SVS/MS, que orienta sobre erros de imunização relacionados às vacinas COVID-19, a seguir:


“Em casos nos quais o indivíduo tenha recebido a primeira dose de vacina COVID-19 de um produtor (fabricante) e com menos de 14 dias venha receber uma segunda dose de vacina COVID-19 de outro produtor (fabricante): a segunda dose deverá ser desconsiderada e reagendada uma segunda dose conforme intervalo indicado da primeira vacina COVID-19 recebida.”


Desse modo, entende-se que se o aprazamento entre a primeira dose e a segunda dose seja superior a 14 dias, independente do fabricante, a imunização está concluída.


Erros de imunização são eventos adversos evitáveis, no entanto em campanhas de vacinação em massa é esperado que ocorram alguns erros, dessa forma há que se atentar para condutas adequadas frente aos diferentes erros potenciais. A Secretaria Municipal de Saúde de Umirim, reuniu sua equipe, reforçando o treinamento e monitoramento de todas as atividades de imunização. 


Compreendemos toda angústia e questionamentos dos familiares, por isso repassamos todas as explicações pertinentes para a família no ato do acontecimento e nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos.


Deixamos aqui nossas desculpas pelo transtorno gerado e asseguramos a validação da imunização sem danos além dos já previstos em toda e qualquer imunização. Ressaltamos o reconhecimento aos esforços e a dedicação dos profissionais que compõem nossa equipe de saúde, que focam na a realização da vacinação da população alvo de Umirim, e reafirmamos nosso compromisso em seguir a todas as recomendações dos órgãos a nível nacional e estadual, observando as orientações das notas técnicas publicadas pelo Ministério da Saúde, e nesse caso específico, o município de Umirim atendeu ao que preconiza a nota técnica em referência.


Esclarecemos ainda, que até o presente momento não fomos contactados por nenhum veículo de imprensa ao contrário do que está sendo noticiado na imprensa.

Anexos


Relacionados